sábado, 6 de novembro de 2010

Terapia com Animais



A companhia de um animal de estimação é sempre gratificante. Quem não quis ter um cão ou um gato na infância?
Uma casa com a presença de um animal tem uma energia diferente, positiva. As alegrias do contato com os bichos, no entanto, são apenas um dos aspectos do que chamamos de interação homem-animal. Os benefícios, para animais e para o homem, vão muito além.
A ciência vem comprovando que os bichos colaboram muito no tratamentos de doenças, auxiliando na recuperação de pacientes. Esse trabalho já é uma realidade em alguns países, como EUA e Bélgica e começa a ser implantado no Brasil. Chama-se Terapia Assistida por Animais (TAA). Funciona da seguinte maneira: profissionais ligados à saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos utilizam cães ou gatos para incrementar o tratamento de seus pacientes. Por exemplo: um garoto sofre de dificuldades motoras devido a um acidente de carro. O fisioterapeuta adepto da TAA pode adotar a ajuda de um cão nos exercícios de recuperação de movimentos. O que poderia ser sacrificante para o menino torna-se prazerozo e divertido.
O benefício vai além do simples exercício. Estudos comprovam que o contato com animais em casos como este fazem a auto-estima do paciente aumentar. Essa técnica acelera a recuperação com resultados satisfatórios.
Além de ajudar na cura de doenças e problemas físicos os animais podem ser úteis na educação das crianças. A visita de um cão numa escola, por exemplo, pode dar aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o bicho e de aprender a lidar e respeitar o animal. Isto é a Atividade Assistida por Animais - AAA. Pode-se também realizar visitas monitoradas com animais a asilos ou centros de recuperação de menores.
Para que todos esses benefícios ocorram, é importante não esquecer da relevância da posse responsável. Tratar o animal com respeito e com carinho é fundamental para o sucesso da interação. O animal é um amigo do homem e muitas vezes um parceiro valioso, como vimos nos casos da TAA e da AAA.
Simone Bortoluzzi
Psicóloga CRP 08/07760

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ANIMAIS ADOTADOS ATRAVÉS DA AMAA - Parte II

MEL
CACAU
NANNY
PRETINHA

MOAH
LINDINHA

TUNICO
MENINA
RINTHI
MOCINHA
MENINO
CIGANO
BERÍLIO

TECA
AGUSTINHO

BEBEL
SULTÃO
PASTORZINHA 02
PASTORZINHA 03
PASTORZINHO 04
KATIE

ANIMAIS JÁ ADOTADOS ATRAVÉS DA AMAA - Parte I

BIA

DRICA

BETHOVEEN

RINTI
XERETA
TED
FOFINHO

LADY
SNOPY
LISA

NINA
FRED
TOM

DAKOTA

PASTORZINHO 01
LINDINHA
GATINHO 01

GATINHO 02


CASTRAÇÃO

O que é a Castração?

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. A Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes, podem gerar 64 mil filhotes!! Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles, e que muitas vezes pode ser evitado por meio da informação.
Como funciona?
Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, a retirada dos testículos.
A cirugia é feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados para tal. O animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana estará totalemnte recuperado.
A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio.
Vantagens da Castração:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos
2) Elimina a Gravidez Psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos - e o embaraço gerado com as visitas!;
7) Nas cadelas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.
Mitos sobre a Castração:
- "Castração engorda?”
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.
- "Eu não posso pagar!”
O custo da operação será amplamente compensado por futuros custos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e crias, bem como eventuais complicações no parto ou despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento.
- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?
- “Ele não tomará mais conta da casa.”
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.
- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.
- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.


Simone Bortoluzzi
Presidente da AMAA

O CÃO CERTO PARA VOCÊ

Dependendo do que espera de seu novo cão, você precisa pesquisar para que a raça foi criada. Um cão de ataque terá mais energia do que um cão de companhia.
Dentro de qualquer raça há indivíduos que representam as qualidades que a raça enfatiza. Pesquise junto a um grupo de resgate, onde os cães de raça são cuidadosamente avaliados, para saber sua função e nível de energia. Por outro lado, um mestiço pode ser a melhor escolha para você.
Criadores e grupos de resgate responsáveis trabalham duro para encontrar o dono certo para os cães, de acordo com sua personalidade e estilo de vida. Eles sabem que um cão cujas necessidades intelectuais e de energia são atendidas será um cão feliz e bem comportado.
O melhor cão para uma pessoa pode ser um pesadelo para outra. Ao procurar um novo cão, é importante evitar criadores mais interessados em ganhar dinheiro do que em produzir filhotes de qualidade para lares selecionados. Criar cães para ganhar dinheiro é uma controvérsia, pois existem mais cães do que lares disponíveis. Além disso, criação responsável envolve muitos gastos.
O relacionamento entre seres humanos e cães é longo e complicado. Existem mais de 350 raças reconhecidas e um número infinito de mestiços e cães que não têm raça alguma. Há cães que encontram pessoas desaparecidas, cães que detectam bombas e drogas, guiam cegos, pastoreiam e guardam animais, confortam os doentes; há até mesmo cães que detectam certos tipos de câncer.
De maneira geral, há cães que simplesmente dividem e enriquecem nossas vidas. Saber mais sobre os cães nos permite escolher a raça certa ou entender e apreciar o cão que já temos.
O primeiro passo a ser avaliado é o tipo de ambiente que este cão terá:
·        Se ele poderá entrar em casa ou não,
·        Se ele terá companhia o dia todo, ou precisará ficar sozinho durante muito tempo,
·        Qual o espaço que este cão terá para brincar, dormir, fazer xixi e cocô.
Outro aspecto muito importante é que tipo de temperamento queremos deste cão:
·        Se o queremos um cão esportista ou um mais bonachão,
·        Um cão independente, ou mais dependente,
·        Um cão de guarda, ou só de companhia,
·        Um cão que conviva bem com as crianças, ou não,
·        Se você quer um cão para exposições e outras provas, ou um cão de estimação sem maiores pretensões.

Qual o tamanho ideal???? Mini (ou toy), pequeno, médio, grande ou enorme??
Que tipo de pêlo? Curto, comprido, macio, áspero etc.
Um cão mais esguio ou mais fofinho?
Evite cair em certos mitos, muito difundidos, mas muitas vezes enganosos:
“Quero um cão pequeno para ter menos trabalho”.
Cães pequenos não dão um trabalho pequeno. Não é o tamanho do cão que irá fazer diferença. Cães dão trabalho sejam eles grandes ou pequenos. Todos precisam ser cuidados, alimentados, educados, medicados, etc. E se você procura um cão que não dê trabalho, ele só existe na versão pelúcia.
“Cães de pêlo curto dão menos trabalho, pois você não precisa tosar”.
É verdade, e como você não tosa, o pêlo simplesmente cai. Ou seja, cães de pêlo curto darão mais trabalho pra você na hora da limpeza, pois estes pêlos, por serem muito finos, são levados com o vento e espalham-se na casa toda, especialmente em tapetes e sofás.
“Vou ter este cão porque o meu filho PROMETEU que tomará conta dele, dará comida, limpará o xixi e o cocô dele, irá levá-lo ao veterinário, etc”.
Crianças não são capazes de cuidar nem mesmo delas mesmas, imagine cuidar das necessidades de um cão. É lógico, que dar a elas alguma função no trato do cão pode ser tremendamente educativo, mas desde que você esteja no comando, orientando, e não cobrando. Se você não se dispõe a ter trabalho com um cão, simplesmente diga ao seu filho que não quer cães sua casa. Não se iluda: quem toma conta do cão é a dona da casa.
Quando adquirimos um cão estamos iniciando um relacionamento que durará muitos anos. Algumas raças vivem de 8 a 10 anos, mas a grande maioria das raças vive bem mais que isso. Portanto, esta escolha deve ser feita com muito cuidado, e nunca no impulso. Muitas vezes temos o sonho de ter um cão de determinada raça, mas se esta raça não está de acordo com nosso estilo de vida, ou com a nossa disponibilidade, este sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Lembre-se: aquele cãozinho lindo que aparece na TV ou no cinema não nasceu assim (limpinho; educado; e penteado) Ele foi exaustivamente treinado! Tenha certeza disso.

Micaela da Silva
Bióloga e associada AMAA

ESQUEMA DE VACINAÇÃO

Sugestão de vacinas para cães filhotes:
·  Primeira dose aos 42 dias de vida V 10
·  Segunda dose aos 62 dias de Vida V10 + Giardia
·  Terceira dose aos 82 dias de Vida V 10 + Giárdia
·  Aos 100 dias vacina anti rabica + tosse dos canis
Reforço anual de cada uma.


Vermifugo
·  Primeira dose aos 15 dias de vida
·  A cada 30 dias uma dose , até 6 meses de idade .
 Após os 6 meses de idade faz-se uma dose a cada 2 meses quando o animal tiver contato com crianças e a cada 3 meses quando o contrário.




Benedito Rodrigues Almeida Neto
CRMV 4268
Diretor Clinico AMAA

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS


Declaração proclamada em 1978 pela Liga Internacional, Ligas Nacionais e pelas pessoas físicas que se associam a elas, aprovada pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e, posteriormente, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Artigo 1.º
Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2.º
a) Todo o animal tem o direito de ser respeitado.
b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de os explorar, violando esse direito. Tem a obrigação de empregar os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
c) Todos os animais têm direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.

Artigo 3.º
a) Nenhum animal será submetido a maus tratos nem a atos cruéis.
b) Se a morte de um animal é necessária, esta deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.

Artigo 4.º
a) Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e a reproduzir-se.
b) Toda a privação de liberdade, incluindo aquela que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5.º
a) Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente em contato com o homem, tem o direito a viver e a crescer ao ritmo das condições de vida e liberdade que sejam próprias da sua espécie.
b) Toda a modificação do dito ritmo ou das ditas condições, que seja imposta pelo homem com fins comerciais, é contrária ao referido direito.

Artigo 6.º
a) Todo o animal que o homem tenha escolhido por companheiro, tem direito a que a duração da sua vida seja conforme à sua longevidade natural.
b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7.º
Todo o animal de trabalho tem direito a um limite razoável de tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8.º
a) A experimentação animal que implique um sofrimento físico e psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentações médicas, cientificas, comerciais ou qualquer outra forma de experimentação.
b) As técnicas experimentais alternativas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9.º
Quando um animal é criado para a alimentação humana, deve ser nutrido, instalado e transportado, assim como sacrificado sem que desses atos resulte para ele motivo de ansiedade ou de dor.

Artigo 10.º
a) Nenhum animal deve ser explorado para entretenimento do homem.
b) As exibições de animais e os espetáculos que se sirvam de animais, são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11.º
Todo o ato que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.

Artigo 12.º
a) Todo o ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um crime contra a espécie.
b) A contaminação e destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13.º
a) Um animal morto deve ser tratado com respeito.
b) As cenas de violência nas quais os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se essas cenas têm como fim mostrar os atentados contra os direitos do animal.

Artigo 14.º
a) Os organismos de proteção e salvaguarda dos animais devem ser representados a nível governamental.
b) Os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem.

Fonte: Centro de Ética e Direitos dos Animais - CEDA



Helen Teruel
Vice-Presidente da AMAA

Animal? Racional ou Irracional?

Variada forma existencial que se iguala ao ser humano em aspectos como Sentimentos, hábitos e convivência social. Os animais domésticos transmitem de diversas maneiras, momentos calorosos, amistosos e até mesmo de segurança, pois, são fiéis aqueles que o estimam, principalmente, se estes correm algum perigo.


Convivência Social?

Sim. Animais domésticos, propriamente ditos, Cães e Gatos, são companheiros que por excelência proporciona aos que convivem com eles, carinho, dedicação e cuidado, com mérito de reciprocidade. Nossos amiguinhos animais em sua incapacidade de raciocínio demonstram de alguma forma uma valorização àqueles que respeitam sua existência.

Todo animal seja ele racional ou irracional é dotado de estruturas psicológicas, uns limitados outros com uma capacidade maior, que o estimulam a ter, como por exemplo, o efeito da Terceira Lei de Newton a “Ação e Reação”, por conseguinte, o animal que recebe os devidos cuidados, gratificará com carinho e atenção, ora, se viver num ambiente agressivo e mal cuidado, sofrerá situações que o levará ser agressivo também.

Vou lhes contar uma situação que aconteceu entre Eu e minha cadela, a qual carinhosamente dei o nome de “Tchutchuca”. Vamos lá! Retornando de uma viagem de longa duração, cheguei em minha casa, onde encontrei meus pais e meus irmãos, e na empolgação contando as novidades, mal pude me atentar aos latidos que soavam lá do quintal, (Pasmem! cheguei a brigar com ela), passado aquele dia, depois de uma tarde de descanso, lembrei-me de um ser que ousava em latir desesperadamente, porém sem êxito, pois minha atenção entusiasmada se voltava ás lembranças daquela viagem, por fim, fui ao encontro de minha cachorra que com grande alegria abanava seu rabinho e saltitava, todavia, entre abraços e afetos, não esperava que a reação, ou melhor, sua forma de demonstrar a saudade seria de tal espontaneidade, pois bem, caros leitores, levei um bela de uma mordida no nariz, reação esta a qual jamais esperaria de uma criatura que sempre foi tão dócil, bem cuidada e demonstrava com toda satisfação sua gratidão por tamanho carinho. Portanto, poderia eu brincar com os sentimentos deste ser? Compreendi perfeitamente sua REAÇÃO, pois, como de costume, todos os dias ao levantar, ao sair e chegar em casa, converso e dou atenção a ela, AÇÃO esta que com dias de ausência, naquele dia não fiz.

A partir deste fato, comecei a refletir e pesquisar sobre comportamento animal, eles não falam, mas latem, fazem barulhos e necessitam de atenção.

“Irracional sim, porém, dotados de sentimentos e personalidade, como cada ser em sua própria natureza”.
                                                                                                                                             TSP, 2010.

Tatiane Piveta
Associada AMAA e
Acadêmica no Curso de Ciências Biológicas

Labrador

Não há certeza do local de origem do Labrador, existem duas hipóteses: 1) Originado na península do Labrador. 2) O que é mais provável, originado na ilha de Terranova. Esse extraordinário cão tinha como principal função a de ir buscar coisas perdidas pelos barcos e desenganchar redes, por ser um extraordinário Retriever, o Labrador adorava esse serviço e entra em águas das mais geladas às mornas.
O labrador é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo por sua capacidade de Retriever tanto na água quanto em terra. Ele é também um cão calmo, não late, não é agressivo, mas protege o dono e chega a dar a sua própria vida para proteger seu mestre. Ele é chamado de "CÃO FAMÍLIA", pois alguns Labradores, quando ficam algum tempo sem seu dono, entra em depressão, e chega à morrer de tristeza. Por isso, nunca, nunca mesmo compre um Labrador para deixá-lo sozinho. Devo lembrar que o Labrador é um cão muito guloso, que só pensa em comer, e não se deve dar comida à ele fora de horário, para não confundir ele. Ele é um cão que aprende as coisas, pois gosta de ver o dono feliz, mas não devemos, por isso, forçar o cão a aprender coisas além de sua capacidade. Ele também é usado como guia para cegos e ajuda à deficientes físicos, pois gosta de qualquer coisa que faça e que faça o dono feliz.

Suas características físicas são:
·        O labrador é um cão cujo peso varia de 35 a 43 quilos;
·        A altura do labrador fica entre 55 e 58 cm na cernelha (cernelha é o ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço). A altura dos cães é medida da cernelha até o chão.
·        As cores mais comuns são: amarelo, marrom chocolate e preto.
·        Possuem dupla camada de pêlos: uma externa que é dura e comprida e, abaixo desta, uma pelagem fina e macia.
·        As orelhas são em formato triangular, de tamanho médio e caídas.
·        Tem constituição robusta e tronco curto. Seu crânio é largo.

Comportamento e Temperamento:
·        O labrador é muito brincalhão, ativo, bem humorado, amável e totalmente confiável com crianças, este cão torna-se menos confiável ao tomar atitudes de defesa apenas.
·        São fiéis e muito obedientes.
·        São muito inteligentes.
·        Gostam muito de exercícios físicos, principalmente nadar.
·        Possuem habilidades, quando treinados, para atuarem como guias, assistentes e na prática da caça.
·        Um bom labrador está sempre querendo agradar seu dono, tornando fácil o adestramento para a obediência e para funções específicas.
·        Adaptam-se muito bem a todos os integrantes da família.
·        Não são solitários, portanto, necessitam da companhia dos membros da família.
·        São de natureza gentil, sem indício de agressividade ou indesejável timidez.
·        Companheiro dedicado.
·        Possuem muita e energia, logo necessitam de muita atividade física.
·        Possuem um ótimo faro e corpo atlético.
·        Pode parecer adaptável a qualquer estilo de vida, mas não é apropriado para uma vida urbana sedentária, pois precisa de muito exercício, como correr e nadar. Outra observação é uma raça que necessita muita atenção de seus donos, caso contrário pode se tornar um "destruidor" de objetos, principalmente sapatos, meias e pés de móveis.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa raça tão bem humorada e companheira, leia o livro Marley & Eu e após assista o filme com o mesmo título. Você vai rir e se emocionar com a história de Marley, que segundo o autor do livro, e também dono, Jonh Grogan, foi o pior cão do mundo.
Sinopse do livro Marley & Eu:

“John e Jenny tinham acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa, sem nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse 'dom' no DNA, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado - afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; depois têm uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas 'preces' não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma. Marley rapidamente cresceu e se tornou um gigantesco e atrapalhado labrador de 44 kg, um cão como nenhum outro. Ele arrebentava portas por medo de trovões, rompia paredes de compensado, babava nas visitas, apanhava roupas de varais vizinhos e comia praticamente tudo que via pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas de adestramento não funcionaram - Marley foi expulso por ter ridicularizado a treinadora. Mas, acima de tudo, o coração de Marley era puro. Marley repartia o contentamento do casal em sua primeira gravidez e sua decepção quando sobreveio o aborto. Ele estava lá quando os bebês finalmente chegaram e quando os gritos de uma adolescente de dezessete anos cortaram a noite ao ser esfaqueada. Marley 'fechou' uma praia pública e conseguiu arranjar um papel num filme de longa-metragem, sempre conquistando corações ao mesmo tempo em que bagunçava a vida de todo mundo. Por todo esse tempo, ele continuou firme, um modelo de devoção, mesmo quando sua família estava quase enlouquecendo. Assim, eles aprenderam que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.”

Posse Responsável – Parte II

Posse responsável de animais de estimação, você já ouviu falar nisso????
  • COMPANHEIRO: lembre-se a primeira regra da posse responsável é lembrar-se que um animal pode viver entre 10 a 15 anos. Você está preparado para cuidá-lo no decorrer desse tempo? E que você deve dar a ele tudo o que você gostaria que dessem a você? Por exemplo: carinho, atenção, cuidado e respeito.
Jamais abandona-lo, nem que fique doente, velho, que você mude para um lugar menor ou que roa seus sapatos.
Lembre-se o animal só quer sua atenção e para isso não mede esforços.
  • ALIMENTAÇÃO: um proprietário responsável deve-se também se preocupar com a alimentação do seu animal.
Você deve dar sempre água fresca para o seu Amigão. Essa água deve ser trocada duas vezes ao dia, para que não acumule larvas de insetos.
A ração é o melhor tipo de comida a ser dado, pois já vem com nutrientes equilibrados para que seu animal fique forte e saudável.
  • HIGIENE: a higiene do animal e do local em que ele vive é fundamental para a saúde dele e a sua. Limpe o local todo dia. Recolha as fezes do animal pelo menos uma vez ao dia (isso vale também para você que passeia na rua com seu amigo). Esta simples atitude evita o acúmulo de moscas e outros animais que trazem várias doenças para o seu animal e para você, além de eliminar os fortes odores das bactérias fecais.
E não se esqueça dos banhos e tosas, principalmente para cães.
  • DOENÇAS: se o assunto é bactéria e doenças, vamos falar de outra regrinha básica para um proprietário seguir...
Cães e gatos são muito sensíveis a doenças, para evitar isso existem formas de prevenção – são as vacinas.
Os cães devem ser vacinados contra cinomose, parvovirose, leptospirose entre outras com a vacina V8 ou V10 quando fizerem 2 meses e, novamente, aos 3 e 4 meses, sendo depois disso revacinados todos os anos.
Já os gatos devem receber a vacina contra 3 tipos de doenças, é a chamada V3 e deve ser aplicada aos 2, 3 e 4 meses de idade e depois reforçada todos os anos. O mesmo vale para a vacina contra a raiva, que deve ser dada entre os 5 e 6 meses de idade e depois ser novamente aplicada todos os anos. Isso vale para cães e gatos.
Vacinas são importantes para a sobrevivência do animal. Portanto, vacine.
  • COMO RECONHECER SE SEU ANIMAL ESTÁ DOENTE?
O animal não fala, certo???
 Errado!!!! O animal se comunica e cabe a nós estarmos atentos para entender os sinais que eles nos dão. Diarréia, vômito, falta de apetite, falta de fezes ou urina são sinais que podem ocorrer isoladamente e mostra que há algo de errado com nosso amigo.
Muito cuidado com pulgas e carrapatos, pois, passam doenças que podem matar o animal.
  • O QUE FAZER ENTÃO?
O proprietário responsável levará esse animal ao veterinário, só ele poderá verificar se seu Amigo está com problemas ou não. Assim, que perceber que seu animal está doente, não INVENTE, leve-o ao veterinário.
  • CASTRAÇÃO: Todo proprietário responsável deve castrar seu animal, seja ele, macho ou fêmea, de raça ou não.
Você sabia que cada casal de animal gera no final de 6 anos 67.000 descendentes. Isso mesmo, 67 mil descendentes!!!!
Não contribua com o abandono, castre seus animais.
O animal castrado vive mais tempo, pois corre menor risco de desenvolver infecções e câncer no aparelho genital. Eles ficam mais mansos e os machos param de querer fugir sempre que tem uma fêmea no cio. A cirurgia é simples e possui riscos mínimos. O animal não engorda, não modifica seu temperamento, apenas perde aquela ansiedade na época do cio. Quanto antes você castrar seu animal melhor para ele e melhor para você, sem dizer que a cirurgia é mais barata, e o animal se recupera muito mais rápido. O pós-operatório de uma castração é simples e em 2 ou 3 dias seu animal estará ótimo. Apenas deve-se ter um cuidado para que o animal não mexa nos pontos.
Seja responsável e cuide do seu animal.


 


Simone Bortoluzzi
Presidente da AMAA

POSSE RESPONSÁVEL – Parte I

Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.
            Se você pretende ter um animal de estimação, precisa pensar em pontos fundamentais. O animal que o homem escolher como companheiro, nunca deverá ser abandonado.
            Um animal de estimação não é bicho de pelúcia, as pessoas precisam ter em mente que um animal sente tristeza, alegria,  fome, frio e calor.
            A posse responsável nada mais é que um conjunto de normas para que você ajude seu animal a viver bem. Sendo um proprietário responsável, seu animal estará protegido e viverá com você por mais tempo.
            Os 10 mandamentos da posse responsável:
01-   Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar  animais melhor não adotar, a menos que você possa contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência. Em último caso, recorra aos hotelzinhos para animais, porém, certifique-se de que o animal não ficará confinado.
02-   Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso. Cuidado com o impulso de comprar animais em feiras de filhotes. Inúmeros cães de raça são comprados no Natal e abandonados no Carnaval, quando a família resolve viajar e não tem com quem deixá-los. Diga NÃO as feiras de filhotes. A realidade em nosso País não comporta a venda indiscriminada de animais. Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas. Não pense que animais de raça não são abandonados. É possível ver inúmeros cães de raças nos abrigos de animais Posse responsável começa na ADOÇÃO e não na compra de filhotes. Animais sem raça definida – SRD, os populares “vira-latas” são tão bons companheiros quanto os de raça., são mais versáteis e mais saudáveis também. Lembre-se cães de raça são moda, antes eram os poodles hoje são os Shi Tzu.
03-   Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
04-   Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
05-   Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente. Cuidados veterinários também custam dinheiro e você precisa pensar se vai ter condições de dar assistência ao seu animal quando necessário. Vacinação é tão imprescindível quanto a esterilização do cão ou gato que você pretende adquirir.
06-   Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele. Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. O melhor é ter mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos como ficariam se estivesem sozinhos. Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho para lhe fazer companhia, o gato é ideal, pois ele é mais auto suficiente, embora ele também se apegue ao dono. Gatos dormem muitas horas, portanto suportam melhor à ausência do dono.
07-   Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
08-   Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.
09-Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
10-   Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
Agora que você já sabe o que é Posse Responsável conte aos seus outros amigos. Assim, com essas simples atitudes, você pode salvar muitas vidas.


Simone Bortoluzzi
Presidente da AMAA